"Mantém uma natureza e espírito simples"

Medicina Tradicional Chinesa


O conceito oriental de saúde e bem-estar nunca é considerado de maneira limitada, é algo muito abrangente, que tem em conta não apenas o estado físico, mas também o mental e o espiritual e assim o tem sido desde há milhares de anos.

O povo chinês tem uma visão holística em relação à vida, considerando o homem parte integrante do universo e vice-versa, não fazendo uma separação clara entre a matéria e a não matéria, concepção amplamente difundida através do pensamento Taoísta, que serve como pedra de toque para todas as práticas e teorias que são, no fundo, a herança cultural chinesa. Assim, a harmonia é considerada o princípio básico da ordem universal, o campo no qual o Yin e o Yang, numa relação de interdependência, se complementam, num constante movimento que visa, idealmente, o equilíbrio.

A acupunctura é uma técnica milenária da medicina tradicional chinesa que consiste na manipulação do Chi (ch'i ou qi) para equilibrar as forças complementares do Yin e Yang. O Chi, a energia que permeia todas as coisas, flui pelo corpo através de 14 caminhos principais chamados meridianos. Quando o Yin e o Yang estão em harmonia, o Chi flui livremente pelo corpo, e são criadas as condições essenciais à saúde. A acupunctura consiste em inserir agulhas através de pontos específicos do corpo, localizados ao longo dos 14 meridianos, removendo obstruções do Chi prejudiciais à distribuição e equilíbrio do Yin e Yang, logo restaurando a saúde.

A acupunctura é indicada em casos como sinusite, rinite, asma, lombalgia, ciática, dores crónicas e agudas, enxaqueca, distúrbios menstruais, acompanhamento da gravidez, recuperação de traumatismos, tendinites, ansiedade, medos, pânico, insónias, herpes zóster/zona,  e tem bastante sucesso em tratamentos anti tabágicos, de emagrecimento, e estéticos (gordura localizada, celulite e rugas), entre outros.


Uma sessão de Acupunctura trata antes de mais de reequilibrar de uma forma holística todos o sistema de meridianos dos quais depende o nosso estado de bem-estar e saúde.

Mas recorre-se mais frequentemente à Acupunctura em casos de patologias que causem DOR como é o caso das:

Lombalgias, cervicalgias, inflamação das articulações, tendinites, contraturas ou traumatismo muscular, reumatismo, enxaquecas.

Problemas do foro emocional ou psicológica:

Depressão, stress, ansiedade, esgotamento psíquico, anorexia, insónia, psicose, crises de pânico

Asma ou outros problemas respiratórios, alergias, rinite, sinusite, síndrome de Menière, perturbações menstruais, infertilidade, obesidade ou necessidade de emagrecimento, aceleração nos processos de cicatrização.

Acupunctura estética: melhoria do tónus facial, redução de rugas, melhor elasticidade da pele do rosto, emagrecimento, celulite.



Make a Free Website with Yola.